O QUÊ?
Identificação do Problema
|
COMO?
Estratégias
de Intervenção
|
META %
O
que e quanto
|
DURAÇÃO
Período
de realização
|
RESPONSÁVEL
Nome
das pessoas
|
|
Alunos do 5º ano sem domínio
da leitura.
|
Assistência
individualizada, diariamente, fora da sala de aula, trabalhando com as
seqüências didáticas oferecidas pela SRE e outras atividades contextualizada
com o planejamento das professoras.
|
Conseguir
que 100% desses alunos estejam motivados e com as mínimas condições de
realizar
as avaliações do PROEB, mesmo que não estejam perfeitamente alfabetizados.
|
De
julho a dezembro
(Considerando
que este trabalhando já vem sendo feito desde abril de2012).
|
Professora
eventual do turno da manhã Valdete.
|
|
Professora
Antônia, ATB, por ajustamento funcional
|
|||||
Professora
Antônia, ATB, por ajustamento funcional
|
|||||
Professora
Antônia, ATB, por ajustamento funcional
|
|||||
Metas da Escola:
PROALFA
2012: 631,82
PROEB
Matemática: 242,81
PROEB
Língua Portuguesa: 212,08
|
|||||
Acompanhamento
do trabalho fora de sala de aula com avaliação mensal da aprendizagem dos
alunos.
|
Uma
vez por mês de julho a dezembro.
Os
resultados serão devidamente registrados e divulgados.
Os
alunos, as famílias e as professoras envolvidas serão comunicados pela
supervisora de forma bem clara para a reorganização dos planejamentos, bem
como p/acompanhamento dos pais.
|
Supervisora
Édina
|
|||
Alunos do 4º que conseguem
ler, mas com comprometimento no ritmo, fluência e entonação dificultando
significativamente a compreensão a partir de sua
própria leitura.
|
Avaliação
mensal do supervisor.
|
Conseguir
que 100% desses alunos melhorem o domínio da leitura para ganhar mais
autonomia na realização das
atividades.
|
De
julho a dezembro
(Considerando
que este trabalhando já vem sendo feito desde abril de2012).
|
Professora
eventual do turno da manhã Valdete.
|
|
Professora
eventual do turno da manhã Valdete.
|
|||||
Professora
Biblioteca (PEUB) do turno da manhã Idelvane.
|
|||||
Mesmo
processo dos alunos do 5º ano.
|
Supervisora
Édina.
|
||||
Alunos do 3º ano semdomínio
da leitura para a realização do PROALFA / 2012.
Alunos
que não leem;
Alunos
do 3º ano com domínio parcial da leitura.
|
Assistência
individualizada de leitura, fora da sala de aula, 3 vezes por semana
|
Capacitar
todos os alunos do 3º ano para realizar o PROALFA de modo que a escola
mantenha o resultado de 0% de alunos do nível baixo, dando oportunidades a
todos de consolidarem, pelo menos, as capacidades iniciais do processo de
alfabetização.
|
De
julho a setembro quando será realizado o PROALFA.
|
Professora
PEUB do turno da manhã Idelvane.
|
|
Leitura oral na
sala de aula determinando o padrão esperado observando a fluência, ritmo e
entonação.
Uso de recursos
diversificados como: microfone, quadro de registro das melhores leituras com
valorização das primeiras colocações; auditório para a apreciação da escola;
jornal simulado com leitura de pequenas notícias...
|
De
julho a setembro quando será realizado o PROALFA.
Períodos
de 02/07/2012 a 18/07/2012 e 01/08/2012 a 06/09/2012.
|
Professoras
regentes da turma: Joyce e Ana Paula.
|
|||
Alunos do 3º com a
aprendizagem ainda em desenvolvimento, se encontrando no nível intermediário.
Alunos
sem fluência ideal na leitura.
|
Além das
estratégias anteriores, incluir para todos, a avaliação de leitura na sala de
supervisão com o objetivo de valorizar ainda mais a aprendizagem dos alunos.
Para essa
avaliação serão usados pequenos textos das avaliações simuladas.
|
Garantir
um resultado no PROALFA com a maior concentração de alunos no nível
recomendável.
|
Avaliação
semanal de julho a setembro, sendo que será iniciada com esses alunos, mas
ouvir também outros que estão com boa fluência na leitura com o objetivo de
estimular as turmas em geral.
|
Supervisora
Édina, Clemira professoras eventuais
Valdete, Maria José e diretor Lucas.
|
|
Aplicar
avaliações simuladas ao PROALFA e trabalhar cada item observando os erros e
fazendo deles o fio condutor buscando novas estratégias de ensino das
capacidades avaliadas.
Corrigir as
avaliações e divulgar os resultados nas turmas.
Realizar um
remanejamento temporário de professoras para atender melhor a turma onde está
a maior concentração dos alunos com dificuldades.
|
Aplicar
uma avaliação simulada toda terça-feira de julho a setembro.
(Este
trabalho já está sendo vivenciado).
Última
semana letiva de julho até a
realização do PROALFA.
Período
de 16/07/2012 a 09/07/2012.
|
Professoras
regentes das turmas.
Supervisora
Édina e Clemira.
Diretor
Lucas – quem assumirá a turma será a professora Rosamar que apresenta um
ótimo perfil para o trabalho e que ofereceu a sua ajuda.
|
|||
Alunos do 2º ano que
apresentam atrasos no processo de alfabetização.
São
20 alunos que já estão recebendo intervenção com a professora regente
Eliziane.
|
O trabalho de
intervenção está sendo realizado seguindo as orientações das sequências
didáticas: A Menina Bonita do laço de fita, Fábulas e Receita Culinária e
outras que virão; e através de pequenos projetos interdisciplinares.
Avaliação
diagnóstica da aprendizagem ao final de cada sequência didática ou dos
pequenos projetos; para reorganização dos planejamentos.
|
Conseguir
que 65% desses alunos consolidem o domínio da leitura e da escrita até
dezembro de 2012, para que não levem dificuldades para o 3º ano.
|
O
trabalho foi iniciado em março e terá duração até dezembro.
Período
|
Professora
regente Eliziane com acompanhamento sistemático do serviço de supervisão do
turno da tarde.
Serviço
de supervisão do turno da tarde.
|
|
Alunos do 1º ano que ainda se
encontram sem domínio do alfabeto; com dificuldades na diferenciação entre
letras e outros símbolos gráficos; e na segmentação e orientações da escrita.
|
Acompanhamento
do serviço de supervisão através de avaliações diagnósticas dos P.I.P. das
profª regentes, observando minuciosamente o comportamento dos alunos em cada
item avaliado para redirecionar o planejamento
|
Garantir
que 80% dos alunos do 1º ano vença todas as capacidades referentes a este
ano, estando em condições favoráveis para o planejamento do ano seguinte.
|
Agosto
a Dezembro.
Período
de 01/08/2012 a 14/12/2012.
|
Professoras
regentes do 1º ano: Idelze, Jeane e Geralda Afonsa e serviço de supervisão do
turno da tarde, juntamente com a professora eventual Maria José de Lourdes.
|
|
Dificuldades extremas nas
capacidades iniciais do processo de alfabetização.
|
Trabalho na
Mesa Alfabeto.
Trabalho com
jogos pedagógicos fora da sala de aula.
|
Conseguir
que pelo menos 50% desses alunos consigam avanços significativos no domínio
dessas capacidades.
|
Agosto
a dezembro.
Período
de 01/08/2012 a 14/12/2012.
|
Vice-diretora
Ana Paula
Professora
eventual Maria José.
|
|
Resultado
insatisfatório no PROEB 5º ano / 2011.
Língua
Portuguesa:
201,65
- Baixo: 28,2%
- Intermediário:
39,4%
- Recomendável:
32,4%
|
Envolver os
pais ainda mais na aprendizagem dos filhos, observando que os alunos de baixo
desempenho são os que mais faltam às aulas e os seus pais nos encontros na
escola.
Marcar
encontros semanais com os pais para valorizar os avanços, discutir possíveis
causas de insucessos, tratar de faltas desnecessárias.
Será ainda
muito importante valorizar as contribuições das famílias, mesmo que sejam bem
pequenas, a iniciar pela presença no encontro.
Esta
ação será nomeada de Pastoral da Aprendizagem e será desenvolvida em todas as
turmas de 1º ao 5º ano.
|
Elevar
a aprendizagem dos alunos do 5º ano para que a escola cumpra suas metas para
2013 com a tolerância estipulada de apenas 4,26% dos alunos no nível baixo.
|
Toda
segunda-feira durantes os 30 primeiros minutos do Módulo II.
De
agosto à primeira semana de dezembro 2012.
|
Diretor
Lucas
Vice
diretora Ana Paula
Supervisoras:
Édina e Clemira.
Professoras
eventuais:
Maria
José e Valdete
Esta
equipe deverá coordenar o trabalho de cada Pastoral.
Serão
05 pastorais, uma para cada ano de escolaridade.
|
|
Resultado de Matemática
no PROEB 5º ano / 2011.
Matemática:
230,29
- Baixo: 11,3%
- Intermediário:
35,2%
- Recomendável:
53,5%
|
Selecionar os
alunos com dificuldades nessa disciplina usando a Provinha Brasil e outras
formas de avaliação diagnóstica. Iniciar este diagnóstico de forma regressiva
em relação ao ano de escolaridade: do 5º ao 1º ano.
|
Manter
a proficiência da escola no nível recomendável garantindo a aprendizagem de
todos os alunos.
|
Agosto
a Outubro.
Período
de 01/08/2012 a 19/10/2012.
|
Serviço
de supervisão com parceria da professora eventual Maria José que apresenta
muitas habilidades com esta disciplina.
|
|
Alunos de Baixo
Desempenho nas avaliações externas e/ou internas. Alunos selecionados em cada
turma, pela professora regente e serviço de supervisão.
|
P.I.P. de sala
de aula. Cada professora deverá ter o seu para sanar as dificuldades dos
alunos em sala de aula, sendo que as ações devem ser acompanhadas e avaliadas
pelo serviço de supervisão da escola.
|
Garantir
que nenhum aluno fique no Baixo desempenho no PROALFA e que as metas da
escola para o PROEB sejam cumpridas em 2012.
|
Esta
ação já vem sendo realizada desde o início do ano e terá continuidade até o
último dia letivo de 2012.
|
Professoras
regentes com acompanhamento do serviço de supervisão e apreciação da direção
da escola.
|
MESA ALFABETO
(Vice - diretora : Ana Paula)
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
(Professora Eventual : Maria José)
INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA
(Professora : Marinalva)
INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA
(Professora : Marta Rejane)
Nenhum comentário:
Postar um comentário