"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."

Rubem Alves

DIA D - "A nossa escola vai fazer a diferença"



Organização da Oficina
Realização das atividades   

  
1º Momento                           Duração: 1h

Pontos-chave:
. Nas avaliações externas do PROALFA e PROEB, o que se avalia é o desempenho escolar;
.  Das análises dos resultados dessas avaliações, inúmeras oportunidades e estratégias de intervenção devem surgir, favorecendo a elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica;
. Os resultados do PROALFA e PROEB devem fazer parte da proposta de melhoria da educação oferecida pela Escola.               

Atividade
Dinâmica: Trabalho em grupo
O coordenador da oficina deverá:                              
1 – Entregar a cada participante uma folha e solicitar que, sem se identificar, escreva uma característica da avaliação PROALFA / PROEB, e, em seguida, dobre-a e a coloque em uma caixa;

 - Recolher o material, misturar todas as respostas e as redistribuir;

 - Pedir que cada participante leia a resposta do colega, que lhe foi entregue, e comente sobre a pertinência do que está escrito. Se algum participante ficar com seu próprio texto, deverá fazer o mesmo sem se identificar;

- Solicitar a devolução das respostas à caixa e fazer um comentário conclusivo desse momento.

 2 - Organizar a sala em quatro grupos e entregar a cada um deles os questionamentos a seguir, para que escrevam, de forma breve, as respostas em um cartaz:

A - O PROALFA avalia o desempenho dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, na Alfabetização, e o PROEB avalia o desempenho dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental , em Língua Portuguesa e Matemática. Como o grupo vê esse processo, considerando o desempenho dos alunos em todos os Conteúdos Curriculares e em todos os anos de escolaridade? 

B – O grupo entende que a análise dos resultados da avaliação do PROALFA e do PROEB pode ser utilizada para a melhoria da qualidade do ensino de sua Escola em todas as Disciplinas? Justifique a resposta.

As respostas, anotadas em cartaz, deverão compor o Painel de Opiniões acerca do PROALFA / PROEB.

A seguir, o coordenador ou um representante de cada grupo lerá os cartazes, desenvolvendo um debate sobre as respostas dos grupos, tendo, por foco, os pontos-chave dessa atividade.

Finalizada a discussão, perguntar sobre possíveis dúvidas e concluir esta atividade.




2º Momento                                                        Duração: 1 hora

Tema: As Matrizes de Referência para Avaliação

Pontos-chave
.Relação entre as Matrizes de Referência da Avaliação PROALFA / PROEB e os CBC (Anos Finais e Ensino Médio) e as Matrizes Curriculares (Anos Iniciais)
.Conscientização de que as Matrizes de Referência não podem ser consideradas referencial curricular, pois são recortes do Currículo para fins de avaliação.

Organização dos participantes: Os participantes deverão se organizar em 4 grupos, conforme a realidade da Escola. O primeiro, com os Professores de Língua Portuguesa, o segundo, com os Professores de Matemática, o terceiro, com os Professores do Ciclo da Alfabetização e o 4º com os Professores do Ciclo Complementar. Os Especialistas e os Professores das outras disciplinas deverão ser distribuídos, equitativamente, nos 4 grupos, preferencialmente, observando as áreas de conhecimento. (Cada grupo deverá ter um professor de da área afim )

Direcionamento do trabalho

O coordenador deverá:
 - Distribuir os gráficos de resultados do PROEB E PROALFA de Língua Portuguesa e de Matemática de 2011 para os grupos;

 O grupo deverá:

 a - Discutir e apresentar conclusões sobre os temas abaixo, consultando, para isso, o Gráfico de Resultado do PROALFA e do PROEB:

v  Matriz Curricular (Anos Iniciais) e CBC (Anos Finais e Ensino Médio);
v  Matrizes de Referência - Descritores/Habilidades do PROALFA e do PROEB;
v  Itens de Avaliação;
v  Tópicos, Competências, Habilidades.


      b- Escolher dois Descritores/Habilidades e os respectivos Itens e apresentá-los a seguir: 


c – Discutir e apresentar, com base nesses Descritores/Habilidades, estratégias diferenciadas que podem ser utilizadas para ensinar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento dessas Habilidades e Competências dos alunos, em sala de aula: 

    Plenária - Cada grupo deverá apresentar as atividades realizadas.


















               3º Momento        Duração: 1 hora e 30 minutos                                                       

       Tema:  Análise das Médias de Proficiência

   Ponto-chave: As médias de proficiência da Escola têm um significado que se constrói, comparativamente, consigo mesma, e com as médias de proficiência dos diferentes anos de escolaridade avaliados na Escola (3º, 5º ano do Ensino Fundamental)

     O coordenador deverá:

   - Formar quatro grupos, conforme orientação explicitada no 2ºmomento;

 - Distribuir para os grupos os Resultados do PROALFA e do PROEB, conforme a especificidade do grupo;

   - Solicitar aos grupos que respondam às questões a seguir.

1-    Análise dos Resultados PROALFA/PROEB/2011

    A - Como o grupo interpreta os resultados de sua Escola, na Avaliação do PROALFA e do PROEB, analisando a evolução do percentual de alunos por nível de desempenho em 2011?

B - Como o grupo analisa a caminhada histórica de sua Escola nas Avaliações Externas, no período de 2009 a 2011? (Consultar Resultados do PROALFA – Revista Pedagógica e Caderno de Análise dos Resultados do PROALFA e do PROEB 2011 da SEE/MG) ou Gráfico de Resultado do PROEB

C - Na opinião do grupo, quais fatores podem ter contribuído para esse resultado de sua escola?

D - Quanto ao resultado dos alunos de sua Escola nas Avaliações PROALFA/PROEB, o grupo o considera satisfatório? Se sim ou não, como modificar essa situação para melhoria desses resultados nas próximas avaliações?


2- Análise comparativa das médias de proficiência da sua Escola no PROALFA e no PROEB.

  A - Como o grupo analisa os resultados da sua Escola no PROALFA 3º Ano, e no PROEB 5º Ano  do Ensino Fundamental ? Considera-os satisfatórios? Justifique.
 

 B - O grupo deverá comentar, comparativamente, estes resultados e apresentar justificativas pedagógicas para as diferenças entre:

    -  Os resultados do PROALFA / 3º Ano e do PROEB 5º Ano em Língua Portuguesa;


    -  Os resultados do PROEB 5º Ano do Ensino Fundamental  em Língua Portuguesa e em Matemática. 


3 - Ações de Intervenção Pedagógica

 A - Como sua Escola tem se organizado para realizar a Intervenção Pedagógica nos diferentes anos de escolaridade, considerando os resultados do desempenho dos alunos e o cumprimento das metas da escola?    
    

B – Que outras sugestões o grupo apresenta para aperfeiçoar as estratégias de Intervenção Pedagógica na Escola?


 - Propor aos grupos que elejam um representante para apresentar as conclusões dos trabalhos realizados no 3º Momento, em plenária. Nessa ocasião, poderá solicitar que alguém vá anotando os pontos relevantes das apresentações de cada grupo, em um cartaz.

- O coordenador deverá encerrar essa atividade, destacando os pontos mais importantes  nas respostas dos grupos, reportando-se ao cartaz com os pontos relevantes.
                                





         
                                  4º Momento            Duração: 1 hora
         
 Tema: A Escala de Proficiência
         
 Ponto-chave: Cada um dos domínios da Escala se divide em competências que, por sua vez, reúnem o conjunto das habilidades apresentadas na Matriz de Referência como pontos a serem avaliados. As cores representam a gradação das habilidades desenvolvidas, pertinentes a cada competência apresentada na escala.

Atividade 01
Os participantes deverão ser organizados em 4 grupos, conforme formação anterior.

Os grupos deverão:

- Abrir as Revistas Pedagógicas e/ou Resultado do PROALFA e do PROEB, na parte referente à Escala de Proficiência;

- Traçar uma linha vertical na escala exatamente no ponto referente à média de proficiência da
  Escola para cada ano de escolaridade avaliado (ver página Resultados 2011, na Revista  Pedagógica).

 Por exemplo, se a proficiência média alcançada, em Língua Portuguesa, pelos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental for 215, para o 9º Ano do Ensino Fundamental for 258, e para os alunos do 3º Ano do Ensino Médio for 304 em Língua Portuguesa, deverão traçar uma linha vertical em cada um desses três pontos.

- Fazer o mesmo processo com a Matemática em todos os anos de escolaridade avaliados pelo PROEB e com o PROALFA 3º Ano do Ensino Fundamental.

Feito isso, o coordenador da oficina deverá solicitar aos grupos que respondam às seguintes questões:


 - O que querem dizer as diferentes cores existentes na Escala de Proficiência?


 - Como o grupo interpreta as médias de proficiência de sua Escola  nos anos de escolaridade avaliados, em termos de desenvolvimento de Habilidades e Competências do alunos?


  Observações:
Para responder a essas perguntas, os grupos deverão analisar o Quadro do Detalhamento dos Tópicos/ Domínios e Competências da Escala e fazer a leitura da Revista Pedagógica, sobre esse tema.

1-    Chamar atenção para o fato de que a escala apresenta o desenvolvimento do aluno de forma contínua e cumulativa ao longo de seu processo de escolarização, ou seja, as habilidades vão-se tornando cada vez mais complexas, à medida que o aluno avança nas etapas de escolaridade.

Atividade 2
Observações a serem feitas pelo coordenador:
Mais importante que a média geral da Escola é a distribuição do percentual de alunos ao longo dos níveis de proficiência da escala. Com esses dados, a Escola tem a informação da quantidade de alunos que se encontram nos níveis de Desempenho Baixo, Intermediário e Recomendável e poderá diagnosticar quais são os alunos e quais habilidades não foram consolidadas por eles,  informação essencial para o processo de Intervenção Pedagógica da Escola.

Para visualizar esse diagnóstico, cada grupo deverá:

a – Consultar, no gráfico de colunas,  a distribuição do percentual de alunos em cada um dos anos de escolaridade avaliados, em Língua Portuguesa e Matemática nos resultados do PROEB e na Alfabetização nos resultados do PROALFA. (Última folha da Revista Pedagógica do PROALFA e do PROEB)

b - Consultar a distribuição dos alunos nas categorias de Desempenho Baixo, Intermediário e Recomendável de cada ano de escolaridade avaliado que se encontra na Revista Pedagógica;

Atenção: Essa análise será muito importante para que os participantes percebam qual a quantidade dos alunos que ainda não desenvolveram as habilidades consideradas essenciais para o período de escolaridade avaliado, isto é, os alunos em nível abaixo do Recomendável (Baixo + Intermediário), e o significado desse resultado para a Intervenção Pedagógica.

c – Discutir a realidade de sua escola e os desafios a serem enfrentados, face às metas acordadas, elaborando um resumo do desempenho de sua Escola, concluindo com as sugestões do grupo para as tomadas de decisão coletivas para as ações de intervenção pedagógica.

d – Apresentar, em plenária, as conclusões do 4º momento.



5º Momento                                         Duração: 1 hora

Tema: A Consolidação dos Resultados Alcançados pela Escola

Pontos-Chave:

  – A relação entre o número de alunos esperados para fazer o teste, o número dos alunos que, efetivamente, fizeram o teste e a média da Escola.

 – A compreensão do percentual de alunos nas diferentes categorias de desempenho;

 _ O entendimento da distribuição do percentual dos alunos pelos intervalos da escala e o seu significado em termos de Habilidades e Competências desenvolvidas.

Realização:
Os participantes deverão se organizar em grupos, conforme atividade anterior:
 Cada grupo deverá receber o Cartaz do Quadro Diagnóstico Pedagógico, Anexo II, do PROALFA e do PROEB, na etapa em que atua.
 De posse dos Cartazes “Quadro do Diagnóstico Pedagógico”, Anexo II, o coordenador deverá   orientar o seu preenchimento, passo a passo, ou seja, somente passar para outro tópico do Cartaz, quando todos entenderem a tarefa e a realizarem.







* A partir dos resultados obtidos reestruturaremos nosso P.I.P - Plano de Intervenção Pedagógica.



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