Organização da Oficina
Realização
das atividades
1º Momento Duração: 1h
Pontos-chave:
.
Nas avaliações externas do PROALFA e PROEB, o que se avalia é o
desempenho escolar;
. Das análises dos resultados dessas
avaliações, inúmeras oportunidades e estratégias de intervenção devem surgir,
favorecendo a elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica;
.
Os resultados do PROALFA e PROEB devem fazer parte da proposta de
melhoria da educação oferecida pela Escola.
Atividade
Dinâmica: Trabalho em
grupo
O
coordenador da oficina deverá:
1
– Entregar a cada participante uma folha e solicitar que, sem se identificar,
escreva uma característica da avaliação PROALFA / PROEB, e, em seguida, dobre-a
e a coloque em uma caixa;
- Recolher o material, misturar todas as
respostas e as redistribuir;
- Pedir que cada participante leia a resposta do
colega, que lhe foi entregue, e comente sobre a pertinência do que está
escrito. Se algum participante ficar com seu próprio texto, deverá fazer o
mesmo sem se identificar;
-
Solicitar a devolução das respostas à caixa e fazer um comentário conclusivo
desse momento.
2 - Organizar a sala em quatro grupos e entregar
a cada um deles os questionamentos a seguir, para que escrevam, de forma breve,
as respostas em um cartaz:
A
- O PROALFA avalia o desempenho dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, na
Alfabetização, e o PROEB avalia o desempenho dos alunos do 5º ano do
Ensino Fundamental , em Língua Portuguesa
e Matemática. Como o grupo vê esse processo, considerando o desempenho dos
alunos em todos os Conteúdos Curriculares e em todos os anos de escolaridade?
B
– O grupo entende que a análise dos resultados da avaliação do PROALFA e do
PROEB pode ser utilizada para a melhoria da qualidade do ensino de sua Escola
em todas as Disciplinas? Justifique a resposta.
As
respostas, anotadas em cartaz, deverão compor o Painel de Opiniões acerca do PROALFA / PROEB.
A
seguir, o coordenador ou um representante de cada grupo lerá os cartazes,
desenvolvendo um debate sobre as respostas dos grupos, tendo, por foco, os
pontos-chave dessa atividade.
Finalizada
a discussão, perguntar sobre possíveis dúvidas e concluir esta atividade.
2º Momento Duração: 1 hora
Tema: As Matrizes
de Referência para Avaliação
Pontos-chave
.Relação
entre as Matrizes de Referência da Avaliação PROALFA / PROEB e os CBC (Anos
Finais e Ensino Médio) e as Matrizes Curriculares (Anos Iniciais)
.Conscientização
de que as Matrizes de Referência não podem ser consideradas referencial
curricular, pois são recortes do Currículo para fins de avaliação.
Organização dos participantes: Os
participantes deverão se organizar em 4 grupos, conforme a realidade da Escola.
O primeiro, com os Professores de Língua Portuguesa, o segundo, com os Professores
de Matemática, o terceiro, com os Professores do Ciclo da Alfabetização e o 4º
com os Professores do Ciclo Complementar. Os Especialistas e os Professores das
outras disciplinas deverão ser distribuídos, equitativamente, nos 4 grupos,
preferencialmente, observando as áreas de conhecimento. (Cada grupo deverá ter
um professor de da área afim )
Direcionamento do trabalho
O coordenador deverá:
- Distribuir os gráficos de resultados
do PROEB E PROALFA de Língua Portuguesa e de Matemática de 2011 para os grupos;
O grupo deverá:
a - Discutir
e apresentar conclusões sobre os temas abaixo, consultando, para isso, o
Gráfico de Resultado do PROALFA e do PROEB:
v Matriz
Curricular (Anos Iniciais) e CBC (Anos Finais e Ensino Médio);
v Matrizes de
Referência - Descritores/Habilidades do PROALFA e do PROEB;
v Itens de
Avaliação;
v Tópicos,
Competências, Habilidades.
b- Escolher dois Descritores/Habilidades
e os respectivos Itens e apresentá-los a seguir:
c – Discutir e apresentar, com base nesses
Descritores/Habilidades, estratégias diferenciadas que podem ser utilizadas
para ensinar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento dessas Habilidades e Competências
dos alunos, em sala de aula:
Plenária - Cada grupo
deverá apresentar as atividades realizadas.
3º Momento Duração: 1 hora e 30 minutos
Tema: Análise das
Médias de Proficiência
Ponto-chave: As médias de
proficiência da Escola têm um significado que se constrói, comparativamente, consigo
mesma, e com as médias de proficiência dos diferentes anos de escolaridade
avaliados na Escola (3º, 5º ano do Ensino Fundamental)
O coordenador deverá:
- Formar quatro grupos, conforme orientação
explicitada no 2ºmomento;
- Distribuir para os grupos os Resultados do
PROALFA e do PROEB, conforme a especificidade do grupo;
- Solicitar aos grupos que respondam às
questões a seguir.
1-
Análise dos
Resultados PROALFA/PROEB/2011
A
- Como o grupo interpreta os resultados de sua Escola, na Avaliação do PROALFA
e do PROEB, analisando a evolução do percentual de alunos por nível de
desempenho em 2011?
B
- Como o grupo analisa a caminhada histórica de sua Escola nas Avaliações Externas,
no período de 2009 a 2011? (Consultar Resultados do PROALFA – Revista
Pedagógica e Caderno de Análise dos Resultados do PROALFA e do PROEB 2011 da
SEE/MG) ou Gráfico de Resultado do PROEB
C
- Na opinião do grupo, quais fatores podem ter contribuído para esse resultado
de sua escola?
D
- Quanto ao resultado dos alunos de sua Escola nas Avaliações PROALFA/PROEB, o
grupo o considera satisfatório? Se sim ou não, como modificar essa situação
para melhoria desses resultados nas próximas avaliações?
2- Análise comparativa das médias de
proficiência da sua Escola no PROALFA e no PROEB.
A - Como o grupo analisa os resultados da sua
Escola no PROALFA 3º Ano, e no PROEB 5º Ano do Ensino Fundamental ? Considera-os satisfatórios? Justifique.
B - O grupo deverá comentar, comparativamente,
estes resultados e apresentar justificativas pedagógicas para as diferenças
entre:
- Os
resultados do PROALFA / 3º Ano e do PROEB 5º Ano em Língua Portuguesa;
- Os
resultados do PROEB 5º Ano do Ensino Fundamental
em Língua Portuguesa
e em Matemática.
3 - Ações de
Intervenção Pedagógica
A - Como sua Escola tem se organizado para
realizar a Intervenção Pedagógica nos diferentes anos de escolaridade,
considerando os resultados do desempenho dos alunos e o cumprimento das metas
da escola?
B
– Que outras sugestões o grupo apresenta para aperfeiçoar as estratégias de
Intervenção Pedagógica na Escola?
- Propor aos grupos que elejam um
representante para apresentar as conclusões dos trabalhos realizados no 3º
Momento, em plenária. Nessa
ocasião, poderá solicitar que alguém vá anotando os pontos relevantes das
apresentações de cada grupo, em um cartaz.
- O
coordenador deverá encerrar essa atividade, destacando os pontos mais importantes
nas respostas dos grupos, reportando-se
ao cartaz com os pontos relevantes.
4º Momento Duração: 1 hora
Tema: A Escala de Proficiência
Ponto-chave:
Cada um dos domínios da Escala se divide em competências que, por sua vez,
reúnem o conjunto das habilidades apresentadas na Matriz de Referência como
pontos a serem avaliados. As cores representam a gradação das habilidades desenvolvidas,
pertinentes a cada competência apresentada na escala.
Atividade 01
Os
participantes deverão ser organizados em 4 grupos, conforme formação anterior.
Os grupos deverão:
-
Abrir as Revistas Pedagógicas e/ou Resultado do PROALFA e do PROEB, na parte
referente à Escala de Proficiência;
-
Traçar uma linha vertical na escala exatamente no ponto referente à média de
proficiência da
Escola para cada ano de escolaridade avaliado
(ver página Resultados 2011, na Revista Pedagógica).
Por exemplo, se a proficiência média
alcançada, em Língua
Portuguesa, pelos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental for
215, para o 9º Ano do Ensino Fundamental for 258, e para os alunos do 3º Ano do
Ensino Médio for 304 em
Língua Portuguesa, deverão traçar uma linha vertical em cada
um desses três pontos.
-
Fazer o mesmo processo com a Matemática em todos os anos de escolaridade avaliados
pelo PROEB e com o PROALFA 3º Ano do Ensino Fundamental.
Feito
isso, o coordenador da oficina deverá solicitar aos grupos que respondam às
seguintes questões:
- O que querem dizer as diferentes cores
existentes na Escala de Proficiência?
- Como o grupo interpreta as médias de
proficiência de sua Escola nos anos de
escolaridade avaliados, em termos de desenvolvimento de Habilidades e Competências
do alunos?
Observações:
Para
responder a essas perguntas, os grupos deverão analisar o Quadro do
Detalhamento dos Tópicos/ Domínios e Competências da Escala e fazer a leitura
da Revista Pedagógica, sobre esse tema.
1-
Chamar atenção para o fato de que a escala
apresenta o desenvolvimento do aluno de forma contínua e cumulativa ao longo de
seu processo de escolarização, ou seja, as habilidades vão-se tornando cada vez
mais complexas, à medida que o aluno avança nas etapas de escolaridade.
Atividade 2
Observações
a serem feitas pelo coordenador:
Mais
importante que a média geral da Escola é a distribuição do percentual de alunos
ao longo dos níveis de proficiência da escala. Com esses dados, a Escola tem a
informação da quantidade de alunos que se encontram nos níveis de Desempenho Baixo, Intermediário e Recomendável e poderá diagnosticar quais são os
alunos e quais habilidades não foram consolidadas por eles, informação essencial para o processo de Intervenção Pedagógica da Escola.
Para
visualizar esse diagnóstico, cada grupo deverá:
a
– Consultar, no gráfico de colunas, a distribuição do percentual de alunos em cada
um dos anos de escolaridade avaliados, em Língua Portuguesa
e Matemática nos resultados do PROEB e na Alfabetização nos resultados do
PROALFA. (Última folha da Revista Pedagógica do PROALFA e do PROEB)
b
- Consultar a distribuição dos alunos nas categorias de Desempenho Baixo,
Intermediário e Recomendável de cada ano de escolaridade avaliado que se
encontra na Revista Pedagógica;
Atenção:
Essa análise será muito importante para que os participantes percebam qual a
quantidade dos alunos que ainda não desenvolveram as habilidades consideradas
essenciais para o período de escolaridade avaliado, isto é, os alunos em nível
abaixo do Recomendável (Baixo + Intermediário), e o significado desse resultado
para a Intervenção Pedagógica.
c
– Discutir a realidade de sua escola e os desafios a serem enfrentados, face às
metas acordadas, elaborando um resumo do desempenho de sua Escola, concluindo
com as sugestões do grupo para as tomadas de decisão coletivas para as ações de
intervenção pedagógica.
d
– Apresentar, em plenária, as conclusões do 4º momento.
5º Momento Duração: 1 hora
Tema: A
Consolidação dos Resultados Alcançados pela Escola
Pontos-Chave:
– A relação entre o número de alunos esperados
para fazer o teste, o número dos alunos que, efetivamente, fizeram o teste e a
média da Escola.
– A
compreensão do percentual de alunos nas diferentes categorias de desempenho;
_ O entendimento da distribuição do
percentual dos alunos pelos intervalos da escala e o seu significado em termos de
Habilidades e Competências desenvolvidas.
Realização:
Os
participantes deverão se organizar em grupos, conforme atividade anterior:
Cada
grupo deverá receber o Cartaz do Quadro Diagnóstico Pedagógico, Anexo II, do
PROALFA e do PROEB, na etapa em que atua.
De posse dos Cartazes “Quadro do Diagnóstico
Pedagógico”, Anexo II, o coordenador deverá
orientar o seu preenchimento, passo a passo, ou seja, somente passar
para outro tópico do Cartaz,
quando todos entenderem a tarefa e a realizarem.
* A partir dos resultados obtidos reestruturaremos nosso P.I.P - Plano de Intervenção Pedagógica.
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