Autoavaliação
da Escola: 02 de junho de 2012
Escola
Estadual “Professor Adelardo da Cunha”
JUSTIFICATIVA:
A
convite do diretor Lucas Alves Pires Braga, os servidores escolheram o dia 02
de junho para a
realização da autoavaliação da escola com o propósito de
promover uma melhor integração
do grupo de trabalho, garantindo o
comprometimento de todos nos resultados
da aprendizagem dos alunos.
É
preocupação dos servidores veteranos a situação dos novatos, inclusive a do
diretor, que não
conhecem ou conhecem parcialmente a história da escola, bem
como a sua Proposta Pedagógica.
Nesse sentido, este momento nomeado como o Dia
D representará uma oportunidade ímpar para
criar um elo entre os servidores que
se encontram motivados com o ideal de oferecer
um trabalho de qualidade que
possa realmente fazer a diferença.
OBJETIVOS:
·
Realizar a auto-avaliação da escola de
forma consciente promovendo o reconhecimento
da Situação Atual da Escola.
·
Avaliar o Plano de Ação da Proposta
Pedagógica para obter a projeção da Escola
que Desejamos.
·
Estimular a participação dos membros
do Colegiado, que são os representantes dos
pais, nas atividades pedagógicas
para que se interessem também pelos planejamentos
das ações da escola.
·
Promover um momento de
confraternização entre os participantes para estimular
o entusiasmo pelo
trabalho e uma boa convivência na escola.
DESENVOLVIMENTO:
Durante
o Módulo II do dia 21 de maio foi apresentada a proposta de realização da
auto-avaliação
da escola, bem como a importância desse trabalho para manter a
qualidade do ensino aqui oferecido.
Todos os participantes aceitaram a proposta
e o dia foi marcado para 02 de maio. Nesta mesma
semana os demais servidores e
os membros do Colegiado do segmento de pais foram convocados
para a reunião.
Para
que o trabalho fosse realizado com a efetiva participação de todos, foram
escolhidos
lideres para a formação de pequenos grupos que pudessem discutir
sobre a avaliação dos indicadores
das gestões com mais intimidade. Os
servidores escolhidos para organizar o trabalho nos grupos foram
aqueles que
além de conhecerem bem a história da escola, já participaram de outros processos
de autoavaliação da escola.
Dia D: 02 de junho
1º
Momento: em reunião com a presença de todos os participantes, o diretor
convidou para
um bom trabalho apresentando no data show uma mensagem muito rica
que estimula a
perseverança, a dedicação e a força que se pode obter na
DIFERENÇA. (Vídeo de Tony Melendez
que tocou violão com os pés e cantou para o
Papa em 1982, mostrando sua história de
superação por não ter os dois braços.)
2º
Momento: os participantes foram divididos nos pequenos grupos e iniciaram com a
avaliação do
Plano de Metas da Proposta Pedagógica, passando logo após para a
avaliação das
gestões da autoavaliação.
3º
Momento: após o intervalo os participantes voltaram a se encontrar no mesmo
local quando
foi feito um condensado da avaliação com cada grupo apresentando
os pontos fortes e os fracos
do Plano de Metas e das gestões.
A
avaliação dos grupos foi recolhida para ser apreciada pela equipe responsável:
diretor,
vice diretora e supervisoras, que passará o resultado final os demais
e, a partir dele iniciar o trabalho de construção da
nova Proposta Pedagógica.
4º
Momento: a direção convidou a todos para um almoço de confraternização no
Clube
Recreativo M’D’água, localizado bem próximo à escola.
Confraternização no Clube Recreativo Mãe D'Água
AVALIAÇÃO:
Os
participantes saíram da reunião demonstrando satisfação pelo trabalho realizado
porque
o condensado da avaliação dos grupos já demonstrou em que a escola
precisa investir para
que a escola consiga cumprir suas metas. Dentre os pontos
marcantes apresentados pelos grupos
pôde-se destacar:
·
Gestão Pedagógica:
- Obteve o reconhecimento máximo o
indicador 4: Inclusão com equidade. A
escola aceita e atende sua clientela com
respeito e amor.
- O Monitoramento da aprendizagem de
todos os alunos pode ser melhor, apesar das ações
do P.I.P. estarem acontecendo
com clareza
·
Gestão de Resultados Educacionais
- A escola vem mantendo a
transparência e fazendo um bom uso dos resultados de
desempenho escolar,
conscientizando servidores, alunos, pais e comunidade da importância
de ter
conhecimento e comprometimento diante deles.
- A Proposta Pedagógica precisa ser
melhor avaliada para garantir a eficácia do seu Plano de Metas.
O fato de não
ter dito no ano anterior uma avaliação coletiva e formal como prevista da
própria
Proposta, muitas ações se perderam no registro do papel.
- Será preciso mais investimento da
escola para conhecer melhor a satisfação de toda a
comunidade escolar.
·
Gestão Participativa
- Os projetos interdisciplinares
desenvolvidos no PROETI vêm proporcionando uma significativa
integração da
escola com a comunidade. Os temas agradam os pais que se sentem apoiados
em sua
tarefa de educar.
A sugestão aqui apresentada é que a
escola encontre meios de envolver mais os pais nas
palestras que são
ministradas para os alunos no horário das aulas.
- O indicador Avaliação Participativa
trouxe inquietação para a escola, que reconhece que os pais
e a comunidade
recebem as ações já prontas.
A sugestão apresentada no momento foi
que o Colegiado Escolar pode participar mais e também
criar a estratégia de
formação de um “Colegiado Pedagógico”,
contando com a participação de pais,
alunos e outros membros da comunidade para
acompanhar desde a elaboração do planejamento
até a sua avaliação.
·
Gestão de Pessoas
- Ganhou destaque o indicador Visão
compartilhada entendendo que a integração entre os servidores
é considerada um
dos pontos positivos mais relevante na escola, sendo que a gestão anterior
apontou
que é preciso ir além da intenção de envolver os pais e a comunidade,
partindo para a busca
concreta deste envolvimento.
- Um importante indicador que também
ganhou espaço para apreciação coletiva foi a
Valorização e Reconhecimento do
trabalho e esforço dos professores e demais profissionais da escola.
A falha
ficou concentrada mais na divulgação do reconhecimento.
·
Gestão de Serviços e Recursos
- Esta foi a dimensão considerada mais
tranquila, porém foi registrado a sugestão para os professores
enriquecerem a
sua prática pedagógica com os equipamentos disponíveis na escola.
Um
grande desafio para escola será encontrar estratégias para os registros de suas
ações. Foram
percebidos indicadores bem trabalhados, mas que não poderiam ser
comprovadas nessa
autoavaliação pela falta de registros.
Os
participantes deste dia valorizaram e
agradeceram a direção da escola pelo almoço oferecido
que representou um
momento de muita descontração e de interação.
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