"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."

Rubem Alves

DIA DA APLICAÇÃO DA PROVA DO PROEB (28/11/2012 E 29/11/2012)



O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica - Proeb, tem por objetivo avaliar as escolas da rede pública, no que concerne às habilidades e competências desenvolvidas em Língua Portuguesa e Matemática. O Proeb avalia alunos que se encontram no 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.






ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PROFESSORAS: CLÉRIA, Mª DO SOCORRO E Mª APARECIDA.










 PROFESSORES APLICADORES DO TESTE: ANA PAULA, IDELZE E ROSAMAR.











CONSTRUÇÃO DA CASA

De um sonho tímido à alegria da realidade! A casa está sendo construída.
 É assim que estamos percebemos o presente que recebemos com este projeto. 
Uma professora da escola teve conhecimento de um curso de pedreiros que estava sendo realizado na cidade pelo SENAE. 
Incentivado pelas professoras do PROETI, o diretor Lucas buscou mais informações e descobriu que os alunos do curso iriam ter aulas práticas e construir uma casa no parque de exposição cedido pela prefeitura e desmanchá-la depois. Entrou em contato com o coordenador do curso e tivemos a resposta positiva: os alunos vão construir a casa da Verinha. 
Começa o corre-corre atrás do material que falta e, olha que era muito, mas desanimar, jamais!
 Um busca recurso ali, outro ali.
Os alunos/pedreiros tinham pressa. 
Nós tínhamos que conseguir o material porque a oportunidade era única naquele momento. Conseguimos! 

A experiência é nossa. 
A casa é da Verinha.
 A vitória é da escola!
 Estamos prontos para recomeçar no próximo ano. 
Em 2013 faremos a diferença mais uma vez!

 











I FEIRA DE ARTESANATO DOS ALUNOS DO PROETI - " PROJETO ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL"



No dia 26 de outubro de 2012, a Escola Estadual "Professor Adelardo da Cunha", realizou a I Feira de Artesanato dos alunos do PROETI - Projeto Escola de Tempo Integral. A feira faz parte do projeto interdisciplinar "A Força do Trabalho: Valorizando a Comunidade", que vem sendo vivenciado desde o início do ano. Este projeto pretende valorizar o trabalho como condição para planejar melhorias de vida.
Os alunos trabalharam na confecção de escoradores de portas, tapetes, pintura em tecido, dentre outros produtos artesanais. A arrecadação da venda dos produtos será destinada a uma viagem para os alunos do PROETI à Governador Valadares, com direito à passeio no shopping e a uma sessão de cinema.
Foi notável o sucesso do evento que contou com a parceria da APAE. A direção da escola, funcionários e comunidade, agradecem as parcerias e a presença de todos no evento.










PARTICIPAÇÃO DA APAE NO EVENTO








 APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA