"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."

Rubem Alves

DIA DA APLICAÇÃO DA PROVA DO PROALFA (27/09/2012)

O Programa de Avaliação da Alfabetização - PROALFA, verifica os níveis de alfabetização alcançados pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública. Os resultados dessa avaliação são usados para embasar as intervenções necessárias no processo de alfabetização/letramentos dos alunos.






 Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental
Professoras: Ana Paula, Geralda Cardoso e Joice.
































 Professores aplicadores do teste: Mª José, Marinalva e Idelze.
























FOTOS DA ESCOLA











BIOGRAFIA DO FUNDADOR

Aos 28 dias do mês de outubro de 1889, nascia no município de seus pais, no Largo da Matriz de Santo Antônio, em Peçanha, Minas Gerais, Adelardo da Cunha Pereira, um menino que posteriormente se tornaria um defensor da educação e da saúde bucal dos moradores de sua cidade. Filho de Dr.Simão da Cunha Pereira, farmacêutico e político, nascido em 24 de maio de 1859 no Serro, Minas Gerais, e de Eufrásia Vasconcelos da Cunha Pereira, dedicada esposa e mãe. Dr. Simão faleceu em 07 de setembro de 1906 e na ocasião exercia o cargo de senador.
 
 
 
 
Foi sepultado no cemitério do Bonfim em Minas Gerais. Os avós paternos de Adelardo eram: Dr. Simão da Cunha Pereira, médico e político que faleceu em 1862 e Júlia Gomes Carneiro da Cunha Pereira. Os avós maternos foram: Vicente Ribeiro da Silva Vasconcelos e Marcolina Carlota de Vasconcelos. O jovem Adelardo iniciou-se os seus estudos no grupo escolar de sua cidade. Mais tarde mudou-se para Belo Horizonte, onde cursou a faculdade de odontologia, regressando a Peçanha exerceu  as nobres funções de odontologista e diretor / professor do grupo escolar que levava o nome de seu pai.
Dr. Adelardo casou-se com a Sra. Alzira Gomes da Cunha Pereira (Dona Sinhazinha). Dessa união, nasceram três filhos, os dois primeiram faleceram ainda crianças, o terceiro filho, Lincoln da Cunha Pereira, nascido em 06 de setembro de 1924, cursou a escola primária em Peçanha e mais tarde obteve a sua formação profissional, na Academia Militar das Agulhas Negras, localizada na cidade de Resende, Rio de Janeiro. Chegou ao posto de coronel de Exercíto Brasileiro e ao longo de sua vida foi comandante de vários quartéis do Paraná. Em 28 de julho de 1948, Dr. Adelardo chegou ao término de seus dias. Faleceu com a idade de 59 anos, na Casa de Saúde São Lucas em Belo Horizonte e foi sepultado no cemitério do Bonfim, nessa mesma capital.