"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."

Rubem Alves

AUTOAVALIAÇÃO DA ESCOLA



Autoavaliação da Escola: 02 de junho de 2012
Escola Estadual “Professor Adelardo da Cunha”


JUSTIFICATIVA:

A convite do diretor Lucas Alves Pires Braga, os servidores escolheram o dia 02 de junho para a 
realização da autoavaliação da escola com o propósito de promover uma melhor integração
 do grupo de trabalho, garantindo o comprometimento de todos nos resultados 
da aprendizagem dos alunos.
É preocupação dos servidores veteranos a situação dos novatos, inclusive a do diretor, que não 
conhecem ou conhecem parcialmente a história da escola, bem como a sua Proposta Pedagógica. 
Nesse sentido, este momento nomeado como o Dia D representará uma oportunidade ímpar para 
criar um elo entre os servidores que se encontram motivados com o ideal de oferecer
 um trabalho de qualidade que possa realmente fazer a diferença.

OBJETIVOS:

·         Realizar a auto-avaliação da escola de forma consciente promovendo o reconhecimento 
da Situação Atual da Escola.
·         Avaliar o Plano de Ação da Proposta Pedagógica para obter a projeção da Escola
 que Desejamos.
·         Estimular a participação dos membros do Colegiado, que são os representantes dos 
pais, nas atividades pedagógicas para que se interessem também pelos planejamentos 
das ações da escola.
·         Promover um momento de confraternização entre os participantes para estimular 
o entusiasmo pelo trabalho e uma boa convivência na escola.

DESENVOLVIMENTO:

Durante o Módulo II do dia 21 de maio foi apresentada a proposta de realização da auto-avaliação 
da escola, bem como a importância desse trabalho para manter a qualidade do ensino aqui oferecido. 
Todos os participantes aceitaram a proposta e o dia foi marcado para 02 de maio. Nesta mesma
semana os demais servidores e os membros do Colegiado do segmento de pais foram convocados
 para a reunião.
Para que o trabalho fosse realizado com a efetiva participação de todos, foram escolhidos
 lideres para a formação de pequenos grupos que pudessem discutir sobre a avaliação dos indicadores 
das gestões com mais intimidade. Os servidores escolhidos para organizar o trabalho nos grupos foram 
aqueles que além de conhecerem bem a história da escola, já participaram de outros processos 
de autoavaliação da escola.


Dia D: 02 de junho

1º Momento: em reunião com a presença de todos os participantes, o diretor convidou para
 um bom trabalho apresentando no data show uma mensagem muito rica que estimula a 
perseverança, a dedicação e a força que se pode obter na DIFERENÇA. (Vídeo de Tony Melendez 
que tocou violão com os pés e cantou para o Papa em 1982, mostrando sua história de 
superação por não ter os dois braços.)

2º Momento: os participantes foram divididos nos pequenos grupos e iniciaram com a avaliação do 
Plano de Metas da Proposta Pedagógica, passando logo após para a avaliação das
 gestões da autoavaliação.

3º Momento: após o intervalo os participantes voltaram a se encontrar no mesmo local quando 
foi feito um condensado da avaliação com cada grupo apresentando os pontos fortes e os fracos 
do Plano de Metas e das gestões.
A avaliação dos grupos foi recolhida para ser apreciada pela equipe responsável: diretor, 
vice diretora e supervisoras, que passará o resultado final os demais e, a partir dele iniciar o trabalho de construção da
nova Proposta Pedagógica.

4º Momento: a direção convidou a todos para um almoço de confraternização no
 Clube Recreativo M’D’água, localizado bem próximo à escola.
















Confraternização no Clube Recreativo Mãe D'Água






 

AVALIAÇÃO:

Os participantes saíram da reunião demonstrando satisfação pelo trabalho realizado porque
 o condensado da avaliação dos grupos já demonstrou em que a escola precisa investir para 
que a escola consiga cumprir suas metas. Dentre os pontos marcantes apresentados pelos grupos
 pôde-se destacar:
·       
  Gestão Pedagógica:
- Obteve o reconhecimento máximo o indicador 4: Inclusão com equidade. A 
escola aceita e atende sua clientela com respeito e amor.
- O Monitoramento da aprendizagem de todos os alunos pode ser melhor, apesar das ações
 do P.I.P. estarem acontecendo com clareza
·         Gestão de Resultados Educacionais
- A escola vem mantendo a transparência e fazendo um bom uso dos resultados de 
desempenho escolar, conscientizando servidores, alunos, pais e comunidade da importância 
de ter conhecimento e comprometimento diante deles.
- A Proposta Pedagógica precisa ser melhor avaliada para garantir a eficácia do seu Plano de Metas.
 O fato de não ter dito no ano anterior uma avaliação coletiva e formal como prevista da própria
 Proposta, muitas ações se perderam no registro do papel.
- Será preciso mais investimento da escola para conhecer melhor a satisfação de toda a 
comunidade escolar.
·       
  Gestão Participativa
- Os projetos interdisciplinares desenvolvidos no PROETI vêm proporcionando uma significativa
 integração da escola com a comunidade. Os temas agradam os pais que se sentem apoiados
 em sua tarefa de educar.
A sugestão aqui apresentada é que a escola encontre meios de envolver mais os pais nas
 palestras que são ministradas para os alunos no horário das aulas.
- O indicador Avaliação Participativa trouxe inquietação para a escola, que reconhece que os pais
 e a comunidade recebem as ações já prontas.
A sugestão apresentada no momento foi que o Colegiado Escolar pode participar mais e também
criar a estratégia de formação  de um “Colegiado Pedagógico”, contando com a participação de pais, 
alunos e outros membros da comunidade para acompanhar desde a elaboração do planejamento 
até a sua avaliação.
·        
 Gestão de Pessoas
- Ganhou destaque o indicador Visão compartilhada entendendo que a integração entre os servidores 
é considerada um dos pontos positivos mais relevante na escola, sendo que a gestão anterior apontou
 que é preciso ir além da intenção de envolver os pais e a comunidade, partindo para a busca 
concreta deste envolvimento.
- Um importante indicador que também ganhou espaço para apreciação coletiva foi a 
Valorização e Reconhecimento do trabalho e esforço dos professores e demais profissionais da escola. 
A falha ficou concentrada mais na divulgação do reconhecimento.
·        
 Gestão de Serviços e Recursos
- Esta foi a dimensão considerada mais tranquila, porém foi registrado a sugestão para os professores 
enriquecerem a sua prática pedagógica com os equipamentos disponíveis na escola.

Um grande desafio para escola será encontrar estratégias para os registros de suas ações. Foram
 percebidos indicadores bem trabalhados, mas que não poderiam ser comprovadas nessa
 autoavaliação pela falta de registros.

Os participantes deste dia  valorizaram e agradeceram a direção da escola pelo almoço oferecido
 que representou um momento de muita descontração e de interação.